Escadório e Templo de Santa Luzia












    
O percurso que hoje partilho convosco é diferente... são cerca de 2,5kms que são também uma experiência única que vale mesmo a pena ter.

O Templo de Santa Luzia destaca-se ao longe no alto do monte e a vontade de o alcançar apodera-se de nós, só imaginar o que é ver o mundo lá do alto dá vontade de subir.
"O Santuário de Santa Luzia, também conhecido como Templo-Monumento de Santa Luzia ou Templo do Sagrado Coração de Jesus em Santa Luzia, localiza-se no alto do monte de Santa Luzia, na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal.
Assumindo-se como o "ex libris"" e cartão-de-visita da cidade de Viana do Castelo, do seu sítio descortina-se uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente."

O seu projecto arquitectónico (1899) deve-se ao arquitecto Miguel Ventura Terra.




Claro que há diversas opções: podemos subir de carro, de ascensor ou a pé... e adivinhem lá qual foi a escolha? Ora pois claro...toca a subir a pé, afinal de contas mais do que os sítios por onde passamos o que fica são as experiências que temos.


Assim, toca a subir o escadório até lá cima... e este divide-se em duas partes: a primeira com degraus mais ingremes, mais estreitos e mais juntos até chegar à estrada... do outro lado inicia-se a 2ª parte (O Calvário) que sobe e ao longo do percurso tem uma Via Sacra com 12 Estações e cujos degraus são mais largos e espaçados.



659 degraus... sim isso mesmo...659 degraus até chegar ao Templo. Depois mais 59 para entrar nele e parar a contemplar a beleza, a serenidade e a sensação de pequenez que nos invade perante tal deslumbre. E depois ainda mais 158 degraus estreitinhos e em caracol (não recomendado a pessoas com pouca mobilidade, problemas cardíacos e claustrofobia) para subir ao zimbório, o pináculo do tempo, um sítio que nos faz tomar noção do que pequeninos somos neste mundo imenso.
                                                      


Retemperamos o folego, visitamos as redondezas e já se sabe... tudo o que sobe desce... poic claro e desce como? De escada! Isso mesmo... Feitas as contas 876 degraus para cima e para baixo... fora os extras...pois... isso...Mas vale muito a pena!







   

Comentários