Mata dos Marrazes

A Mata de Marrazes é considerada por boa parte da população como sendo o Pulmão da cidade de Leiria.
Actualmente, a área da Mata é de 90 hectares (sendo em 1903, quando foi mandada plantar pelo Rei, de 107,5 hectares) tendo sido reduzida com a construção de diversas infraestruturas, como o Pavilhão Gimnodesportivo, Escola de 2º e 3º Ciclos de Marrazes, Cemitério, Campo de Jogos, Bairro Sá Carneiro, Centro de Saúde e a Aldeia do Desporto.

A Mata foi excluída do Regime Florestal em 1980 e a sua posse passou para a Junta de Freguesia. Nela existem diversas espécies de árvores que vão desde o pequeno Cardo até aos imponentes Pinheiros e Eucaliptos. A fauna é composta, sobretudo, por coelhos bravos, gaios e até o pica-pau.

E é aqui que se desenrola a nossa aventura de fim de semana.
Não existem percursos assinalados, mas é fácil seguir os trilhos sem correr o risco de nos perdermos.

Desta vez optámos por algo diferente: começar com uma caminhada na zona da Aldeia do Desporto, passar para um corrida em ritmo lento e terminar com uma caminhada (1km + 6km + 1km). E para animar as coisas até percorremos alguns trilhos e obstáculos integrantes da pista de XCO (Esta é a primeira pista permanente de XCO do país com notoriedade nacional e internacional, tornando-se num espaço de excelência para treino de diversas equipas ou praticantes individuais no dia-a-dia, inclusivé a selecção nacional, e para a organização de eventos internacionais, nacionais e regionais de qualidade reconhecida.)

 

Os trilhos e os caminhos estão bem demarcados e percorrem uma vasta área, sendo que não há sinalização obriga a um certo exercício de orientação, que se revelou positivo. 
Temos zonas de terra batida, zonas de areia e zonas onde o chão está coberto por um espesso manto de caruma. 
 


Pelo caminho cruzamo-nos com algumas aves, borboletas e num momento de sorte coelhos! Para além disso podemos usufruir do ar puro e do colorido das flores selvagens.
Adicionar legenda
 

Uma sugestão diferente que permite um contacto directo com a natureza e que por momentos nos leva a esquecer que  cidade está já ali ao virar da esquina. Uma zona, a meu ver cheia de possibilidades e de que a população não usufrui o suficiente.


Comentários