Tondela - Uma visita com história

Hoje levo-vos a conhecer um pouco de Tondela, cidade do distrito de Viseu, sede de concelho e detentora de grande beleza natural (infelizmente destruída quase totalmente pelos incêndios de 2017 que chegaram a entrar no perímetro urbano na cidade) e edificada.
Não há trilhos, nem percursos marcados, apenas pontos de interesse que nos levam pelas ruas calmas e tranquilas e nos permitem usufruir de pequenas maravilhas.

Começamos junto da estátua do Soldado Desconhecido que representa a despedida de um soldado da sua mãe antes de partir para a guerra. Trata-se de um monumento que foi erguido em homenagem aos combatentes da Grande Guerra (1914-1918).
Esta estátua insere-se num agradável parque, verdejante, com jogos de água e pontes que nos levam junto da Igreja Matriz da cidade, invulgar pela sua arquitectura mas encantadora pelo enquadramento verdejante e pelo seu interior .



 



Atravessamos a rua lateral e descobrimos um velho casarão que parece saído de um filme de época.

Descemos a rua Dr. Simões Carvalho e paramos a observar o imponente Museu Terras de Besteiros, instalado no antigo solar Casa de Sant'Ana pretende dar a conhecer a realidade passada, presente e futura dos habitantes das Terras de Besteiros e inclui diversos nucleos visitáveis entre os quais a Anta da Arquinha da Moura na freguesia de Lageosa do Dão, os moinhos de Souto Bom na freguesia de Caparrosa ou as gravuras rupestres de Molelinhos na freguesia de Molelos conhecida pelo seu barro preto. 

.
Logo em seguida o Cruzeiro dos Centenários. 

Descendo a rua, ligeiramente retirada para outra rua a Igreja do Carmo.


Vamos descendo e apreciando pequenos detalhes que fazem antever a riqueza histórica e cultural destas terras.
 

E heis que chegamos à majestosa Fonte da Sereia, mandada edificar por D. Maria a pedido e paga pela população, pertence ao séc. XVIII, de estilo Barroco.
Apresenta uma planta rectangular, delimitada por pilastra suportando a tabela, enquadrado por urnas, concluída por cornija volutada interrompida pelo brasão Real, sobrepujada por frontão curvo e ladeada por pequenas esferas envolvidas por motivos vegetalistas. Na parte central, apresenta-se uma figura feminina com uma corneta.  Ex-libris da cidade é ponto de paragem obrigatória. Houve quem defendesse a sua mudança para a recentemente construído Parque Urbano mas manteve-se a sua localização.

 

 



 Subimos por uma rua paralela, passamos junto do Mercado Velho, hoje usado como equipamento para realização de eventos culturais, subimos e paramos junto ao Tribunal da Cidade.
Do outro lado da rua o Edifico do Turismo.

E terminamos no parque onde começámos prestando uma singela homenagem, em Dia de Portugal a todos os soldados que deram a vida pela Pátria e que são hoje apenas Soldados Desconhecidos.
Muito mais há para ver e descobrir nesta cidade...fica o convite... nós, quem sabe, voltaremos em breve...




Comentários