Cortes - Senhora do Monte

Para aproveitar a trégua entre "tempestades" e afins... nada como um passeio para aproveitar os raios de sol que vão espreitando. 
E nada como esticar as pernas... e para isso nada melhor que um percurso de cerca de 5kms, linear, a começar nas Cortes e a terminar na Senhora do Monte... sim podia ter-se feito ao contrário que sempre era a descer, mas não era a mesma coisa :)

Cortes é uma povoação no concelho de Leiria, foi sede de freguesia até 2013 altura em que se fundiu com outras três freguesias, formando assim a nova freguesia denominada União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

Por aqui passa o Rio Lis que nasce a apenas alguns quilómetros dali, na povoação de Fontes.




 

















Sempre a subir, encosta acima, vai-se apreciando a vista que, diga-se em abono da verdade vale muito a pena.
Lá no cimo a Capela de Nossa Senhora do Monte, que segundo rezam as crónicas data de 1550.
Segundo a lenda a ermida foi mandada construir por volta de 1480 pelo navegador Diogo Gil que, perante uma grande tempestade, fez um voto a Nossa Senhora que iria erguer uma capela no monte que do mar ele avistava se esta o salvasse. Depois da tempestade se desvanecer, assim que chegou a Lisboa foi à procura desse monte para nele edificar a capela, e todos os anos iria fazer uma festa em honra da imagem que nela se encontra.
A capela é muito simples, com um alpendre, e numa fachada lateral tem uma placa que presta homenagem aos soldados da freguesia que combateram na Grande Guerra. A imagem da padroeira foi roubada em 1991.




















E depois da subida, nada como desfrutar das vistas, que vão quase para além do que a vista alcança, permitindo ver, entre outras coisas a Serra da Maunça, o ponto mais alto de Leiria. E para recuperar o fôlego nada como aproveitar o parque de merendas... ou dar uma voltinha de baloiço :)




Comentários