II Trail do Picoto (Caminhada)






                                      

O II Trail do Picoto (que decorreu no dia 18/08) é um evento desportivo inserido nas Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário e do Sagrado Coração de Jesus e por isso mesmo organizado pelo respectiva Comissão de Festas (sem esquecer que uma percentagem do valor das inscrições reverteu para os Bombeiros Voluntários de Pombal). Composto por um Trail com carácter competitivo com 17km e uma caminhada com cerca de 9 km (circulares) com partida e chegada no adro da Igreja Paroquial)

Este evento ocorreu em São Simão de Litém (antiga freguesia do concelho de Pombal) que hoje integra a União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze. Antes de começar um tempinho para apreciar a envolvência (fresca como convém num dia quente).


                                                                                                                                                                    













Depois de dada a partida para os cerca de 30 atletas que participaram na prova competitiva e correu os 17kms do percurso, foi a vez do grupo de cerca de 80 caminheiros se fazer ao caminho... e ao trilho em boa parte do percurso.
O percurso começa com uma bela subida em alcatrão que passa junto ao campo da bola e que dá acesso ao trilho que nos vai levar por meio de uma vegetação verdejante e fresca ao ponto mais alto do percurso: os velhos moinhos (hoje apenas ruínas) de onde se tem uma vista invejável sobre os arredores. 
        

 





















E ali no alto aproveita-se para retemperar energias depois da subida acentuada, respira-se, tira-se a fotografia de grupo para mais tarde recordar e aprecia-se a vista.
 













Feita a pausa para a fotografia, inicia-se a descida rumo ao ponto de partida e vamos aproveitando para observar o que nos rodeia... como animais, plantas e edifícios...
                                          
Chegados ao ponto de partida tempo para o almoço, simpático e saboroso, que degustamos debaixo da sombra das frondosas árvores que embelezam o adro da Igreja.
                                                     
Terminado o repasto, bebido o café retemperador é tempo de ir conhecer a Igreja, que encanta pela sua beleza desprovida de excessiva decoração, mesmo em dia de festa e de casamento...


   

                     




















Despedimo-nos de São Simão, com vontade de voltar, até porque nos dizem que parte do percurso hoje feito é coincidente com um Percurso de Pequena Rota (com cerca de 5km, circular) denominado precisamente Trilho do Picoto... e o que nós gostamos de trilhos!

De volta a casa uma paragem para visitar a Igreja do Arnal, que localizada à beira da estrada parece chamar-nos para a conhecer...
                    
                      
E já passada a povoação, paramos no alto de uma subida para observar a paisagem... que vai para além do que a vista alcança...
    


Uma bela manhã... sim senhor. Parabéns à Comissão pela coragem, pela simpatia e pelo esforço e obrigada por receberem tão gentilmente quem vos visita... e quem sabe: até para o ano !?
                                       





Comentários