Mata do Vimeiro






O Vimeiro é uma freguesia do concelho de Alcobaça e supõe-se que o seu nome derive de vime, forma vegetal muito abundante numa zona ainda inculta e deserta nos primeiros séculos da nossa Monarquia. 
A Mata Nacional do Vimeiro é constituída por quatro matas (Roda, Gaio, Ribeira e Canto). Possui cerca de 262 hectares arborizados, onde cerca de 60% é constituído por pinheiro bravo, 8% de eucalipto e 6% por sobreiro.
Antes de integrar o património do Estado, a mata pertenceu ao Mosteiro de Alcobaça. Depois da sua extinção, em 1835, foi incorporada na Administração Geral das Matas do Reino sendo hoje em dia gerida pela Autoridade Florestal Nacional.
Joaquim Vieira Natividade (Engenheiro agrónomo (1922) e engenheiro silvicultor (1929)) elegeu-a para os seus trabalhos de investigação da Estação Experimental do Sobreiro, entre 1930 e 1950.

O percurso que hoje partilho convosco é circular, de dificuldade média, com cerca de 11km e foi efectuado com guia (organização da Montes & Trilhos).

Apesar da manhã ter amanhecido muito fria, à hora marcada o grupo juntou-se no Parque de Merendas do Gaio.

Seguimos por caminhos de pé posto, bastante enlameados graças à chuva que havia caído nos dias anteriores, observando ao longo do caminho os sinais da geada da noite anterior e a vista ampla e serena.
    

Seguimos caminho até entrar na Mata do Gaio, esta mata inclui castanheiros, aveleiras e alberga sobreiros de 80 subespécies diferentes, árvores que foram plantadas há cerca de meio século por Joaquim Vieira Natividade. Esta Mata é também o habitat de várias espécies de animais como o açor, o gavião e outras menos comuns na região. Este valioso património faz parte da Rede Natura 2000. 
Quando chegamos a este local é quase como se chegássemos a um mundo encantado, onde é possível imaginar fadas e criaturas fantásticas a deambular...

     
 

Depois de uma paragem, seguimos caminho, entramos na Mata do Canto e vamos em direcção à Pena da Gouvinha.
  

Seguimos caminho, por entre uma vegetação frondosa, percorrendo caminhos enlameados e voltamos ao ponto de partida, onde aproveitamos para conhecer o Parque de Merendas e aproveitar um bocadinho do sol que entretanto apareceu.

  



  
   

E assim chegou ao fim mais uma manhã de aventura e diversão sempre em boa companhia.

Comentários