Trail Nabantino

Dia 01 de Maio sem Trail Nabantino... já não é a mesma coisa! E que melhor maneira de celebrar o feriado que com uma bela e desafiante actividade desportiva... no caso uma bela caminhada com cerca de 10km.

E usufruir da maravilhosa cidade de Tomar sem um cafézinho no café mais emblemático da cidade também não é a mesma coisa. Este café, inaugurado em 20 de Maio de 1911 trouxe à cidade um toque de modernidade, passou por diversas fases e transformações mas mantém as portas abertas e merece uma visita.
Este ano a partida foi na lindíssima praça do município, encimada pelo edifico da Câmara Municipal, que olha nos olhos do outro lado da praça a Igreja de São João Baptista edificada em finais do século XV, onde sobressai o portal manuelino.




















Daqui tomamos a direcção da Mata Nacional dos Sete Montes, apreciando pequenos detalhes, como o Edifício do turismo. Na entrada da Mata, que tem 39 hectares e que começou por ser  cerca do Convento de Cristo passou para a posse do Estado em 1938. Aqui podemos observar jardins de buxo francês, mata com ciprestes, oliveiras centenárias, pinheiros mansos e bravos, carvalhos, etc. É na conhecida como Alameda do Freixos que de 4 em 4 anos se forma o deslumbrante cortejo da Festa dos Tabuleiros. A entrada da Mata uma imponente estátua de homenagem ao Infante D. Henrique saúda os visitantes.

 

Cruzamos a Mata Nacional e percorremos pequenos trilhos assinalados durante pouco menos de 1km... saímos em direcção ao Convento de Cristo, passamos ao lado e boa parte do percurso que se segue acompanha a muralha do imponente Aqueduto de Pegões. 
Este Aqueduto foi construído com o objectivo de fornecer água ao Convento de Cristo. Sob a direcção de Filipe Térzio (arquitecto e engenheiro militar nascido em Bolonha no ano de 1520 então arquitecto-mor do reino) iniciou-se em 1593 a sua edificação, tendo esta sido terminada penas em 1614 por Pedro Fernando de Torres. o aqueduto é composto por 58 arcos de volta inteira na parte mais elevada da sua estrutura, sendo apoiados sobre 16 arcos ogivais que por sua vez assentam em pilares. No seu ponto mais alto mede cerca de 30 metros e tem nos extremos casas abobadadas que no centro apresentam uma pia que se destinava a decantar a água.
Este aqueduto está desde 1910 classificado como Monumento Nacional e merece sem sombra de dúvida uma visita.


 



 

O caminho leva-nos a passar junto às magnificas vinhas da Quinta dos Pegões.
Seguimos,para depois de algumas subidas e descidas, passarmos ao lado da Capela de Nossa Senhora da Conceição e depois descemos por um trilho ao lado da Capela de Nossa Senhora da Piedade, ou quem preferir pode descer a famosa escadaria que dá acesso à capela, atravessamos o parque que conhecemos como Mouchão e vamos pela beira rio até ao Pavilhão Municipal onde nos aguarda a meta e a já célebre bifana :)



















Um belo destino com um riquissimo património edificado que merece uma visita... e de dia 01 de Maio vos apetecer comemorar de forma original... fica a dica ;)

Comentários