Dornes é a Vigia do Zêzere... a mítica e mística aldeia dos Templários banhada pelo Rio Zêzere e repleta de cantos e recantos para descobrir e de maravilhas de fazer o tempo parar, o coração bater mais leve e de tornar a alma mais leve. Lugar de serenidade, de paz, de harmonia mas também de devoção. Lugar de meditação, de encontro e de descoberta. Lugar onde o lado bonito da vida se torna mais relevante e onde apreciamos a singeleza das coisas simples... a beleza das coisas que a correria dos dias apressados sem destino não deixam contemplar.
Iniciámos o percurso junto ao lagar de São Guilherme onde as violetas selvagens, as flores silvestres e o verde lembram que apesar da chuva a Primavera já anda por aí.
Vamos seguindo o curso da Ribeira de São Guilherme... apreciando a paisagem, a vegetação, a fauna e inspirando paz e serenidade.
Chegamos à ponte... e viramos à esquerda... andamos um pouco até chegar a um recanto conhecido como "ilha" onde no Verão, com o rio mais baixo se podem ver ruínas de construções submersas pela subida das àguas aquando do enchimento da Albufeira do Castelo do Bode e aproveitar para tomar uns belos banhos de rio.
Do outro lado avistamos a aldeia... serena... silenciosa... com a sua Torre Pentagonal e a Maravilhosa Igreja de Nossa Senhora do Pranto (Santuário Mariano).
Ali ao lado... perdido na margem um velho barco típico...o barco de três tábuas, que deve o nome ao facto de ser construído com apenas com três tábuas de pinheiro, uma de fundo e duas laterais. Arte em vias de extinção mas com particularidades que vale a pena conhecer.
Regressamos ao ponto de partida, aproveitando para desfrutar das cascatas naturais que a chuva fez brotar da serra, das ruínas de uma velha moagem, da represa e da beleza que a envolvente da ribeira nos oferece.
E depois disto... trazemos duas sugestões para dias maiores e pernas mais preparadas :) querem vir experimentar?
(Percurso que faz parte da Grande Rota do Zêzere)
(Percurso que integra o Trilho Dornes Vigia do Zêzere)
Comentários
Enviar um comentário