1ª Caminhada pela Rota das Fontes - Benedita

Benedita é uma jovem vila do concelho de Alcobaça (digo jovem pois foi elevada a vila em 1984) aparentemente e segundo alguns naturais da zona sem muito para mostrar a quem vem de fora.
Inserida nas comemorações da elevação a vila a Junta de Freguesia organizou a 1ª Caminhada Rota das Fontes, com partida da recém requalificada Praça Doutor José Damasceno Campos,

Iniciamos o percurso, circular com cerca de 10kms, rumo à Fonte da Senhora, um lugar envolto numa lenda que reza que Nossa Senhora terá aparecido a duas irmãs, filhas de um construtor e que o povo terá decidido mandar construir aí uma ermida, mas todos os materiais lá colocados desapareciam... até que num dia de muito calor terá voltado a aparecer às meninas e lhes terá dito que  ermida devi ser erguida no local onde apareciam os materiais. A ermida teria sido erigida no local onde hoje se encontra a Escola Básica. A fonte tem um revestimento em azulejo, infelizmente danificado.
Daqui seguimos por um percurso surpreendente, não só pela vegetação luxuriante que o rodeia como pelo desafio que apresenta: trilhos, vegetação e lama...bastante lama... mas uma com uma vibração bastante relaxante.
 

 

Pelo caminho encontramos a Fonte da Represa e a Fonte Quente, na minha opinião a mais bonita em termos de beleza natural mas infelizmente bastante abandonada e, segundo alguns naturais, os antigos tanques de lavar foram tomados pelo vegetação e estão inacessíveis...uma pena sem dúvida.
Passada a zona mais verde o caminho ruma a zonas habitacionais e passa por diversas povoações, sendo que ao longo do caminho vamos passando por outras fontes e por poços e nascentes, que passam despercebidos mas que me tempos antigos abasteciam as povoações. Fica o registo de algumas...

 














Sem querer "saltar nenhuma" e não necessariamente por ordem penso que são 10 no total ao longo do percurso: Fonte da Senhora, Fonte da Represa, Fonte da Ervideira, Fonte Mariana, Chafariz do Bairro Figueira, Nascente da Ervideira, Poço da Azinhaga, Poço do Bairro da Figueira, Fonte Quente, Nascente da Ervideira.

De volta ao ponto de partida, tempo para conhecer o largo da Igreja dedicada a Nossa Senhora da Encarnação, uma construção moderna já que a Igreja tem pouco mais de 60 anos. No exterior um bonito painel de azulejo celebra o pórtico gótico da Igreja inicial e num recanto rodeado de plantas trepadeiras outros dois painéis de tradicional azulejo azul e branco.

 Feito o balanço, foi uma manhã surpreendentemente agradável, com um contacto próximo com a natureza e com uma inesperada vertente desportiva... valeu a pena... uma experiência, quem sabe a repetir?


Comentários