World Bike Tour 2018

Foto de WBT.

Às vezes temos de experimentar outras coisas, quebrar rotinas e hábitos,  expandir horizontes, viver novas sensações e construir novas memórias. 

Assim, sete anos após a primeira experiência, voltei a participar no World Bike Tour. Para quem ainda não conhece este evento teve a primeira edição em Portugal em 2006, com partida da Ponte Vasco da Gama.
"O apelo à luta contra as dependências químicas, numa perspectiva ampla de responsabilidade social do protejo e dos seus parceiros, a procura de hábitos de respeito pelo meio ambiente – através da utilização da bicicleta como meio de transporte não poluente – um quadro de união familiar e de partilha de ideais (presente no evento principal e nas iniciativas que lhes estão agregadas), e a amplificação da inclusão social como factor de consolidação (com a participação sistemática de pessoas com deficiência em bicicletas adaptadas – gratuitamente), constituem o quadro de valores em que o WBT foi pensado, criado e dinamizado.
É um projecto que junta interesses públicos e privados, através de uma adesão directa aos princípios que o caracterizam. Este projecto cativa os media, como comprovam as diversas transmissões directas de eventos na Europa e América do Sul, e os planos de envolvimento dos órgãos de comunicação social nas iniciativas WBT." - Informação retirada do site www.worldbiketour.pt. onde podem consultar mais informação.
Este ano a partida foi na Praça do Império, frente ao Mosteiro dos Jerónimos, e terminou na Praça do Comércio (devido ao calor que se fez sentir no fim-de-semana o percurso foi encurtado e suprimida a subida da Praça do Comércio via Avenida da Liberdade até à rotunda do Marquês de Pombal e consequente descida de volta à Praça do Comércio) após 7kms pela marginal.

Ao longo do percurso deu para apreciar alguns pontos envolventes: o Magnifico edifício do Museu da Electricidade, o MAAT e a Cordoaria Nacional.
Resultado de imagem para museu da electricidade lisboa  Resultado de imagem para maat

Resultado de imagem para cordoaria nacional animals inside out (Imagens Internet)
De salientar a participação de pessoas com mobilidade reduzida, encabeçados por um grupo denominado Cadeirinhas de Alcoitão... um exemplo e uma inspiração para todos os que participaram e para os que não o fizeram pela coragem, a força, a determinação e a alegria, e também um grupo de paraquedistas que entretanto vai partir em missão para a Republica Centro Africana, que animaram o percurso com os seus cânticos inconfundíveis e que levarão as suas bicicletas e as que foram oferecidas no local como oferta para esse país.

Um evento animado, colorido, obviamente com destaque para os patrocinadores, sem os quais não seria viável montar um evento destes nas condições oferecidas.

Nada a dizer a não ser: voltarei!

Comentários