Evento organizado pela Natureza Ativa, entidade constituída por jovens simpáticos e dedicados à causa ambiental e à promoção da preservação do meio ambiente... principiantes nestas andanças como se pôde verificar mas ainda assim cheios de mérito pelo sucesso alcançado.
Com uma extensão aproximada de 13kms este percurso leva-nos a percorrer o antigo caminho de ferro, principal meio de transporte do carvão das minas da Bezerra (localidade situada no maciço das Serra de Aire e Candeeiros) para a Central Termoelétrica, transformado há alguns anos em percurso pedestre e que depois de remodelado se transformou numa moderna ecopista que permite realizar percursos a pé ou de bicicleta e desfrutar de magnificas paisagens para além de descobrir segredos encantados que poucos conhecem.
Partimos do Campo de Futebol da Bezerra e alguns metros adiante indicam-nos um caminho discreto, que sobe uma pequena encosta e que nos leva até à capela do Elias ( que também tem a Casa do Elias e a famosa Cabana do Elias que apresentarei mais à frente). O próprio do Sr. Elias encontrava-se lá atarefado na construção de um bungalow em madeira para que as pessoas possam usufruir do espaço... mas centremo-nos na capela: feita de pedra, com diversas imagens, um presépio lindo e um tecto deslumbrante...
Seguimos caminho, desfrutando da paisagem que nos envolve, na tranquilidade que invade o espaço e da serenidade que se apodera de nós... vamos aproveitando para ver as vistas dos miradouros (pequenos parques de merendas), consultar a informação disponível nos painéis aos longo do percurso e observando o que nos rodeia como algumas formações rochosas com formas peculiares.
Uns quilómetros mais adiante espera-nos o túnel... construído nos anos 30 a poder de dinamite e força de braços (tão diferente das obras megalómanas dos dias que correm)
Saídos do túnel espera-nos uma vista ampla sobre os arredores...
Ao longo do percurso apercebemo-nos de várias placas que indicam trilhos que levam os caminhantes noutras direcções e também de trilhos percorridos por quem se aventura nestas encostas de bicicleta...
Seguimos desta feita encosta acima... e sim é sempre a subir em caminho de terra batida e pedra solta encosta acima rumo à célebre Cabana do Elias (Cabana construída pelo dito senhor Elias onde as pessoas tinham à disposição loiças, talheres, bebidas, grelhadores, água, lavatório, mesa e bancos corridos e eram convidadas a usufruir do espaço sendo a única condição deixar tudo como encontrou. Infelizmente há algum tempo foi saqueada e pouco resta... prova evidente da falta de civismo de alguns exemplares da raça humana).
A dureza da subida é compensada pela beleza e serenidade do lugar... onde hoje desfrutámos de um almoço vegetariano, cheio de opções patrocinado pela Veggie Family).
Na hora da partida, um último olhar sobre o horizonte... mais e esforço e vamos lá de volta ao ponto de partida.
Na bagagem uma manhã bem passada, uma experiência diferente, um teste de resistência e determinação sobretudo devido ao calor que hoje se sentiu... e a vontade de voltar e olhar tudo de novo...com outros olhos...não fosse a natureza um ser em constante mutação...
Excelente reportagem, melhor seria impossivel,
ResponderEliminarObrigada pela gentileza.
Eliminar