I Corrida dos Direitos Humanos




Domingo, 09 de Dezembro, em cinco cidades nacionais e em simultâneo realizou-se uma Caminhada e uma corrida, não competitiva e de carácter inclusivo, com distâncias que variaram entre os 3 e os 10 kms. Estes eventos inseriram-se nas comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem e dos 40 anos da Adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos.

Sob o lema “Livres e Iguais”, a corrida e a caminhada visam promover a consciência pública sobre a importância decisiva dos direitos humanos numa sociedade que se quer livre e democrática, tanto ao nível da opinião pública em geral como em relação a alvos privilegiados, como as crianças e a população jovem, e sobre a sua concretização e especificidade no que se refere a grupos historicamente desfavorecidos, como as mulheres.

Pena que apenas 5 cidades tenham aderido a esta iniciativa, pois, em minha opinião cada vez mais é necessário consciencializar as pessoas para o facto de ermos todos seres humanos e de todos termos direito a ser tratados e respeitados enquanto tal independentemente da cor, da raça, do género ou da religião.

Como a causa é boa...para não dizer enorme... queria muito participar...mas não tendo sido possível fazê-lo fisicamente em nenhum dos lugares onde ocorreu e iniciativa, decidi participar à distância, assim a voltinha de hoje foi com esta causa em mente.


E para quem não se lembra... fica o 1º dos 29 direitos enunciados nesta Declaração:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Comentários