Outeiros - Pombeira

Dia 26/12 pela manhã...fresquinha por sinal, lá partimos nós da aldeia de Outeiros, localizada na freguesia de Àguas Belas em Ferreira do Zêzere. Parte deste percurso já o conhecemos da última edição do Trail do Zêzere (desta feita sem chuva e com menos lama) e parte cruza-se com o PR1 Trilho da Pombeira, tem cerca de 7,5km e um grau de dificuldade médio.
Descemos rumo à Casa da Muda, onde existia também um moinho...pena que esteja tudo votado ao abandono. Paramos para comtemplar a vista e apreciar a frescura que ainda se sente por ali...
 

Seguimos caminho ao longo da Ribeira que corre fresca e com um belo caudal e vamos tomando caminho rumo ao Penedo da Bica, imponente formação rochosa, que seurge no meio da vegetação e de onde corre uma bica de àgua, que outrora se acreditava ter propriedades curativas e milagrosas. Hoje é pouco mais que uma bicazinha e cujo grau de pureza creio não estar aferido.


 

Daqui seguimos caminho rumo à zona onde a ribeira desce acentuadamente a serra numa cascata de alguns metros e onde se localiza um dos moinhos mais conservados (embora abandonado) que se podem encontrar ao longo de todo o percurso. Daqui atravessamos para a outra margem saltitando com cuidado de pedra em pedra até porque o caudal da ribeira não convida a grandes excessos.
 


 







Do outro lado espera-nos uma subida acentuada e daí seguimos rumo à Pombeira, passando pela beira rio e aproveitando a beleza que este espelho de àgua nos proporciona. Na marqem um tradicional barco de 3 tábuas ancorado parece estar à espera de ser imortalizado numa fotografia.









No final deste percurso pela margem do Zêzere chegamos ao Parque de Merendas do Lagar Velho...local onde se inicia o PR1 Trilho da Pombeira, que se cruza em parte com o percurso 
que fizemos.
A Pombeira é uma aldeia ribeirinha, onde se obtém uma vista luxuriante sobre um grande pedaço deste rio. Aqui existe um parque de merendas bem equipado para quem quer descontrair e respirar serenidade debaixo das sombras das árvores e também um pequeno porto de embarcações para quem se quiser aventurar no rio.


Finalizado o percuro é tempo de voltar... na certeza porém de que as imagens não conseguem fazer jus à beleza, à serenidade e à paz que testemunhamos ao longo do percurso. Fica a dica para quem quiser experimentar fugir do bulicio e conhecer este pedacinho de Ribatejo às portas da Beira Baixa... guia... bom isso arranja-se facilmente...haja quem se aventure.

Comentários